Dengue – O Afastamento do Trabalho pela Dengue

Dengue - O Afastamento do Trabalho pela Dengue

Dengue – O Afastamento do Trabalho pela Dengue

 

Sobre a Dengue:

A Dengue é um problema sério de saúde pública no Brasil, principalmente nas épocas de verão e outono. É uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que causa sintomas tanto leves quanto graves e pode levar à morte. O mal-estar da doença pode durar até dez dias, mas dependendo do caso, permanece por semanas.

 

Os sintomas da Dengue são:

• Febre alta
• Dor no corpo e articulações
• Dor atrás dos olhos
• Mal-estar
• Falta de apetite
• Dor de cabeça
• Manchas vermelhas no corpo
• Hemorragia em casos graves

Obs.: Idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, têm maior risco de evoluir para casos graves ou morte.

 

Dengue hemorrágica:

Os sintomas iniciais de Dengue hemorrágica são muito parecidos com os da versão clássica da doença, porém com uma gravidade maior, pois causam alterações na coagulação sanguínea.

É comum ocorrer sangramento nasal, gengival, do sistema urinário, gastrointestinal e útero, que são reflexo do sangramento de pequenos vasos na pele e órgãos internos. Nos casos mais graves, a Dengue pode provocar complicações como desidratação grave, problemas no fígado, neurológicos, cardíacos ou respiratórios.

Assim, é muito importante estar atento aos sintomas, pois na Dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, podendo levar ao choque e morte em até 24 horas. Portanto, deve-se procurar um médico com urgência para que o tratamento adequado seja feito o mais rapidamente possível.

 

Qual o tratamento para quem está com Dengue:

A melhor forma de tratamento é o repouso e a ingestão de muita água. Os ÚNICOS MEDICAMENTOS que podem ser ingeridos são Paracetamol e Dipirona, pois ajudam a aliviar as dores pelo corpo e baixar a febre alta. 

 

Vacina contra a Dengue:

Desde 2022 , há duas vacinas disponíveis comercialmente e vendidas sob as marcas Dengvaxia e Qdenga.

A Qdenga é indicada para pessoas de 4 a 60 anos de idade, que nunca tiveram uma infecção por Dengue.

Já a Dengvaxia é recomendada apenas para quem já teve a doença, para pessoas de 6 a 45 anos.

Em 2023 no Brasil, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprovou o registro das vacinas, e logo em seguida começaram a ser aplicadas por clínicas particulares.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a Dengue em Dezembro de 2023. (Consulte o esquema de vacinação pelo SUS em sua cidade).

Obs.: Quem pega Dengue uma vez pode ser reinfectado depois por outro subtipo do vírus. Quando isso acontece, a pessoa tem risco maior de desenvolver uma doença grave.

 

O afastamento do trabalho pela Dengue:

Somente um médico está apto a afirmar se o trabalhador deve ou não trabalhar, independente da idade ou sexo. No caso de diagnóstico positivo, um atestado será elaborado pelo médico e o mesmo deve ser encaminhado pelo trabalhador para o RH da empresa em até 48 horas.

Normalmente, o atestado médico relativo à dengue varia de 5 a 7 dias. Mas, em casos mais graves, não há limite de dias de afastamento. Durante os 15 primeiros dias, o empregador será o responsável por continuar pagando o salário do funcionário, porém, a partir do 16º dia, esta responsabilidade fica a cargo do INSS. O trabalhador passará por uma avaliação médica e, caso esteja inapto, receberá o auxílio-doença.

Essa epidemia acaba criando prejuízos em produtividade para várias empresas, por ter vários colaboradores ausentes ao mesmo tempo com o vírus. Por esse motivo, muitas empresas estão empenhadas em criar suas próprias campanhas contra a Dengue ou até mesmo aderindo as campanhas já existentes que são promovidas pelos sindicatos e/ou prefeituras.

 

Formas de prevenção:

A melhor forma de combater a Dengue é não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Lembrando que é extremamente importante combater o mosquito Aedes Aegypti, que transmite além da dengue, a febre chikungunya e o zika vírus.

Nós da equipe VOTECIPA, apoiamos essa iniciativa e fazemos a nossa parte diariamente. E você, já verificou se tem água parada em sua casa hoje? Cuide de você, da sua família e de seus vizinhos… não deixe água parada em nenhum lugar. Ah!!! E não esqueçam do repelente.

 

O VOTECIPA é a primeira plataforma online para eleição da CIPA do Brasil, são mais de 18 anos auxiliando empresas no país inteiro.

 

Solicite um orçamento agora mesmo e surpreenda-se com a facilidade de uma

ELEIÇÃO CIPA 100% ONLINE!!!

 

QUERO SOLICITAR UM ORÇAMENTO AGORA

 

Fonte: Instituto Butantan / Fundação Osvaldo Cruz / Adaptado por : VOTECIPA

COMPARTILHE NA SUA REDE SOCIAL FAVORITA

TALVEZ VOCÊ SE INTERESSE POR:

Deixe um comentário

Fechar menu
Fale com a gente pelo WhatsApp